Qualidade da madeira de clones de Eucalyptus em diferentes idades para a produção de bioenergia

Autores

  • Thiago Andrade Neves
  • Thiago de Paula Protí¡sio
  • Paulo Fernando Trugilho
  • Mara Lúcia Agostini Valle
  • Leonardo Chagas De Sousa
  • Carlos Magno Melo Vieira

Resumo

 

 Em razão das influências da idade e do clone na qualidade da madeira de Eucalyptus para a produção de bioenergia, torna-se importante desenvolver pesquisas para aprimorar e selecionar materiais genéticos para essa finalidade. Diante disso, os objetivos deste trabalho foram: verificar a influência da idade e do clone na qualidade da madeira de Eucalyptus para a produção de bioenergia e realizar a avaliação não destrutiva das árvores com o equipamento denominado Pilodyn®, visando à determinação das densidades básica e energética. Foram amostrados quatro clones de Eucalyptus spp em duas idades (55 e 67 meses). Determinaram-se as características dendrométricas das árvores, enquanto que, na madeira, foram quantificadas as densidades básica e energética, e determinados os teores dos componentes químicos elementares, moleculares e minerais, bem como o poder calorífico superior. O clone 3335 apresentou destaque para as características dendrométricas avaliadas nas duas idades e entre clones. Para esse clone, observou-se maior valor da densidade básica na idade de 67 meses. O teor de hidrogênio e a densidade energética da madeira não foram influenciados pela idade. Observou-se acréscimo dos teores de extrativos totais, lignina total e oxigênio na madeira com a idade e decréscimo do teor de carbono e cinzas. Para a produção de carvão vegetal, recomenda-se a utilização do clone 3335 na idade de 67 meses em virtude das características dendrométricas e dos valores de densidade básica e lignina total. Observou-se relação significativa entre a penetração do pino do Pilodyn® e as densidades básica e energética, com destaque para os modelos ajustados para as árvores na idade de 67 meses.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Thiago Andrade Neves

Possui graduação em Engenharia Florestal pela Universidade Federal de Lavras, Mestre em Ciência e Tecnologia da Madeira na Universidade Federal de Lavras, com enfase em Energia da Biomassa Florestal.

Thiago de Paula Protí¡sio

Atualmente é graduando em Engenharia Florestal pela Universidade Federal de Lavras. Tem experiência na área de Recursos Florestais e Engenharia Florestal, com ênfase em Energia da Biomassa Florestal, Aproveitamento de Resíduos Lignocelulósicos, Análises de Regressão e Correlação, Análise Multivariada e Modelagem Aplicadas.

Paulo Fernando Trugilho

Graduado em Engenharia Florestal pela Universidade Federal de Viçosa (1984), mestrado (1987) e doutorado (1995) em Ciência Florestal pela Universidade Federal de Viçosa e pós-doutorado em Engenharia Florestal pela Universidade Federal do Paraná (2005). Atualmente é professor associado III da Universidade Federal de Lavras, Lavras/MG. Possui experiência na área de Recursos Florestais e Engenharia Florestal, com ênfase em Energia de Biomassa Florestal, Qualidade da Madeira, Propriedades Físicas e Químicas da Madeira, atuando com ênfase nos temas relacionados à qualidade da madeira e do carvão vegetal, tensões de crescimento, amostragem da madeira e técnicas não destrutivas.

Mara Lúcia Agostini Valle

Possui graduação em Engenharia Florestal pela Universidade Federal de Viçosa (2007), é mestre em Ciência Florestal na mesma instituição (2009). Atualmente é aluna de Pós-Graduação a nível de doutorado na Universidade Federal de Lavras em Ciência e Tecnologia da Madeira. Tem experiência na área de Recursos Florestais e Engenharia Florestal, Tecnologia de Produtos Florestais e Tratamento da Madeira.

Leonardo Chagas De Sousa

Possui graduação em Engenharia Florestal pela Universidade Federal de Viçosa (2002). Possui mestrado na Universidade Federal de Viçosa na área de Tecnologia e Qualidade da Madeira. Atualmente cursa o Doutorado em tecnologia e química de celulose atuando na área de Qualidade da Madeira e Espectroscopia no Infravermelho Próximo. Tem experiência na área de Recursos Florestais e Engenharia Florestal, com ênfase em Qualidade da madeira, atuando principalmente nos seguintes temas: qualidade da madeira, espctroscopia nir, polpa celulósica, amostragem e madeira de tração.

Carlos Magno Melo Vieira

Atualmente é coordenador florestal da empresa Saint-Gobain Pam Bioenergia LTDA.

Downloads

Arquivos adicionais

Publicado

2013-06-03

Edição

Seção

Artigos Científicos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)