Políticas públicas e as fibras naturais: a experiência recente da cadeia produtiva da malva e juta amazônica

Autores

  • Karine da Silva Araújo Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Henrique dos Santos Pereira Universidade Federal do Amazonas – UFAM

Resumo

Neste estudo são analisados os fatores internos e externos que limitam o desenvolvimento da cadeia produtiva das fibras de malva e juta no estado do Amazonas-Brasil e são apresentadas soluções alternativas e as oportunidades de soerguimento dessa atividade, a partir da avaliação pelos grupos de interesse. Inicialmente, apresenta-se um breve panorama sobre como está estruturada essa cadeia produtiva e desenvolve-se uma análise da evolução nos dois últimos decênios, para um balanço dos problemas e das potencialidades. Dados secundários foram obtidos mediante pesquisa documental e bibliográfica, e os dados primários a partir da aplicação da matriz FOFA em workshops com grupos focais com agricultores e em entrevistas semiestruturadas individuais com gestores públicos e das indústrias têxteis. São apresentados os maiores desafios e oportunidades, e destacadas as principais políticas públicas de fomento à cadeia segundo a visão dos grupos de interesse. Maior ênfase é dada a duas questões estratégicas: a produção de sementes e a política de proteção ao mercado das fibras regionais, aspectos cruciais atualmente nas discussões para o desenvolvimento da competitividade da cadeia produtiva da fibra de malva amazônica. Constatou-se que como outras cadeias de fibras vegetais no Brasil, a cadeia de malva/juta apresenta baixo nível tecnológico, predomínio de pequenas propriedades familiares, mercado oligopsônio e baixa governabilidade. Verificou-se que as políticas públicas são incipientes e que os agentes enfrentam a precariedade de infraestrutura e crédito inadequado. No entanto, os atores têm uma perspectiva positiva quanto às possibilidades futuras e identificam formas de superação das limitações impostas à cadeia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Karine da Silva Araújo, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Engenheira Agrônoma formada pela Universidade Federal do Amazonas (2008), Especialista em Gestão e manejo ambiental em sistemas agrícolas pela Universidade Federal de Lavras - UFLA (2010), Mestre em Agricultura no Trópico Úmido pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia - INPA (2012). Atuou de 2007 a 2014 na Secretaria de Produção Rural do Estado do Amazonas em várias funções estratégicas. Em seguida, atuou como bolsista de pesquisa em Inovação pelo Programa Inova Talentos do IEL/CNPq até 2015. Atualmente iniciando Doutorado em políticas Públicas, Estratégias e Desenvolvimento na UFRJ.

Referências

Referências bibliográficas

BONFIM, R. F. S. As fibras sintéticas e o futuro da economia da Juta. Rio de Janeiro: Superintendência do Desenvolvimento da Amazônia / Ministério do Interior, 1968.

BRANDÃO, E. B. Malva e Juta: a microeconomia verde do Amazonas. http://www.administradores.com.br/artigos/economia-e-financas/malva-e-juta-a-microeconomia-verde-do-amazonas/64134/, 2012.

CASTRO, A. M. G.; LIMA, S. M. V. Curso sobre prospecção de demandas de cadeias produtivas. Brasília: EMBRAPA. 2004, 26p.

CAVALCANTI, M. M. de. Avaliação de políticas públicas e programas governamentais – Uma abordagem conceitual. Recife: Fundação Joaquim Nabuco, 2001.

DEMPSEY, J. M. Juta. Manaus: Codeama (Estudos específicos – 4). 1956, 56p.

DINIZ, E. “Governabilidade, Democracia e Reforma do Estado: Os Desafios da Construção de uma Nova Ordem no Brasil dos Anos 90”. In: Revista de Ciências Sociais. Rio de Janeiro, volume 38, no 3, 1995. p. 385-415.

HOMMA, A. K. O. A civilização da juta na Amazônia: expansão e declínio. Brasília: In CONGRESSO BRASILEIRO DE ECONOMIA E SOCIOLOGIA RURAL, Anais, 1995.

_________. A imigração japonesa na Amazônia: sua contribuição ao desenvolvimento agrícola. Belém: EMBRAPA Amazônia Oriental, 2007.

IFIBRAM, Instituto de Fomento à Produção de Fibras Vegetais da Amazônia. Carta do setor (arquivo oficial). Belém, 2002.

JUNQUEIRA, M. R. de A. Desarrollo y perspectivas de la estructura econômica del yute em Amazonas. Dissertação de mestrado, Instituto Interamericano de Desarrollo Rural y Reforma Agrária. Bogotá, Colômbia, 1972.

MERTENS, D. M. Métodos mistos de avaliação: aumentando a efetividade do investimento social privado. In: Fundação Itaú Social et al (org.) Avaliação para o investimento social privado: metodologias. Santillana, 2013.

PAST, Programa Livre para Análise Multivariada. Metodologia de análise multivariada Análise de Correspondência. http://folk.uio.no/ohammer/past/, 2012.

PEREIRA, H. S.; VINHOTE, M. L. A.; ZINGRA, A. F. C.; TAKEDA, W. M. A multifuncionalidade da agricultura familiar no Amazonas: desafios para a inovação sustentável. Terceira Margem: Amazônia, v. 1, p. 59-74, 2015.

RAPIDBI. SWOT analysis. http://rapidbi.com/created/SWOTanalysis.html#Definition, 2010. Acesso em 25/10/2010.

SABBÁ, J. O quadro de crise do sistema de Juta/Malva e suas possíveis alternativas de soerguimento. Manaus: UFAM. 1993, 14p.

SILVA, J. A. da. Algumas considerações sobre a comercialização da juta/malva no Amazonas. Monografia, Departamento de Ciências Agrárias / Fundação Universidade do Amazonas, Manaus, Amazonas. 1983, 56p.

SILVA, S. Expansão cafeeira e origens da indústria no Brasil. São Paulo: Alfa Omega. 1986.

SOUZA, N. M. C. de. A trajetória da companhia têxtil de Castanhal: a mais pura fibra amazônica. Dissertação de mestrado, Núcleo de Altos Estudos Amazônicos / Universidade Federal do Pará, Belém, Pará. 2008, 194p.

SUSIGAN, W. Indústria brasileira: origem e desenvolvimento. São Paulo: Hucitec, Ed. Unicamp. 2000.

WITKOSKI, A. C.; FERREIRA, A. S.; HOMMA,A.K.; FRAXE, T. J. P. (Org.). A cultura de juta e malva na Amazônia Ocidental: Sementes de uma nova racionalidade. 1. ed. São Paulo: Annablume, 2010. v. 1. 466p.

Downloads

Publicado

2017-07-05

Edição

Seção

Artigos Científicos