PERGUNTAS FREQUENTES

2020-01-28

É preciso desembolsar algum valor para submeter ou para publicar na Revista?

Não, a Revista de Ciências Agrárias/Amazonian Journal of Agricultural and Environmental Sciences é totalmente gratuita, funcionamos por meio de trabalho voluntário de avaliadores e editores, sendo publicada pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico, da Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA).

Que tipos de texto a Revista publica?

As submissões podem ser de diferentes tipos: artigos originais, notas científicas, técnica e artigos de revisão (a convite da revista).

A Revista tem modelo (template) para os artigos? Por que tenho de mandar no modelo?

Sim, na aba Tutoriais e em Submissão é disponibilizado para os autores o modelo que será utilizado nos artigos e demais produções que serão submetidas ao periódico. Informamos que a submissão dos trabalhos deverá obrigatoriamente estar neste formato.

Como funciona o ciclo de avaliação da RCA/AJAES?

  • Submissão do artigo;
  • Verificação dos dados da submissão de acordo com as Condições para submissão;
  • Avaliação do editor (primeiro ciclo avaliativo);
  • “Avaliação por pares" (peer review) de um conjunto de avaliadores externos de acordo com sua temática.;
  • Retorno aos autores para ajustes no decorrer do processo;
  • Revisão para publicação;

Como funciona quanto ao plágio?

Antes de submeter um trabalho, recomenda-se a observação da declaração do COPE sobre ética e boas práticas para organização e escrita do trabalho. Para tanto, favor consultar o site http://publicationethics.org/. Esta revista observa e não aceita a publicação de: dados fabricados, dados falsificados, publicação redundante ou duplicada, plágio, conflitos de autoria ou interesse, autores ‘fantasmas’, autores encobertos ou autores e/ ou coautores que não contribuíram com o trabalho.

Este periódico utilizada o programa PLAGIUS PROFESSIONAL ® para detecção de plágio. Caso seja detectado plágio no manuscrito, o mesmo será rejeitado e os autores serão informados.

Qual o Qualis (Capes) da Revista de Ciências Agrárias/Amazonian Journal of Agricultural and Environmental Sciences?

Atualmente é B3.

É realmente necessário indicar a identificação ORCID?

A ORCID é uma organização sem fins lucrativos, na qual fornece um identificador para indivíduos usarem com seu nome enquanto se engajam em atividades de pesquisa, bolsas de estudos e inovação.

É imprescindível a inserção do ID ORCID no sistema da revista para publicação de sua pesquisa. Portanto, é exigido aos autores, que no momento da submissão insira o ID ORCID de todos os autores.

Qual a responsabilidade do autor?

Garantir que está apresentando obra original, exclusiva. Além disso, devem garantir que o manuscrito não foi publicado em outro periódico. Qualquer trabalho ou palavras de outros autores, colaboradores ou fontes devem ser devidamente creditados e referenciados. Os autores também são responsáveis pela edição de língua antes de submeter o artigo.

O que é o ISSN? a Revista tem?

O International Standard Serial Number (ISSN) é um código de identificador único e intransferível para revistas e periódicos. O ISSN da RCA/AJAES é 2177-8760

A Revista passa meus dados pessoais para algum parceiro e/ou empresas?

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.

Submeti um trabalho que não foi publicado no novo volume. Ele foi rejeitado? Não será publicado?

Primeiramente obrigada (o) por escolher a Revista de Ciências Agrárias/Amazonian Journal of Agricultural and Environmental Sciences, a revista publica por fluxo contínuo, ou seja, durante o decorrer do ano os trabalhos são publicados de acordo com o seu fluxo no processo. Para isso temos um conjunto de avaliadores externos que fazem todo o trabalho de "avaliação por pares" (peer review). Quando um artigo é avaliado, seu mérito científico é verificado pelo editor e por avaliadores.

Artigos rejeitados são prontamente devolvidos aos autores com a justificativa. O que ocorre comumente é um que artigo não se encaixa na proposta temática da revista no volume atual ou por falta de informação na submissão, sendo assim ‘rejeitado’ pelo volume em questão. Porém, isso não quer dizer que ele não possa ser avaliado em outro momento. Comumente encaminhamos artigos para avaliação para diversos editores. Se seu artigo não foi rejeitado definitivamente (um e-mail é enviado ao autor sobre isso), tenha paciência pois ele segue o fluxo de avaliação dos editores.

Submeti um trabalho para a Revista de Ciências Agrárias/Amazonian Journal of Agricultural and Environmental Sciences e ainda não recebi resposta da aprovação para publicação. Quanto tempo demora?

Não temos como precisar o tempo por ser um trabalho voluntário, considera-se em média 6 meses.

O que é o DOI?

O DOI (Digital Object Identifier) é um identificador único para artigos e publicações científicas. Esse código também é utilizado pelos órgãos de fomento para identificar a produção científica, o que facilita a contagem de citações. O registro DOI (prefixo) da RCA/ é: http://dx.doi.org/10.22491/rca.ANO.Nº DO ARTIGO

Como coloco o DOI em meu Currículo Lattes?

Nossas publicações não trazem mais a informação da página, devido a partir de 2018 publicarmos em fluxo continuo.

Essa forma de publicação, não gera a informação por fascículo, e consequentemente não gera numeração de página.

Tente inserir a numeração de maneira manual de 1 a 7, e digite o DOI.

A Revista está nas mídias sociais e assemelhados?

Sim, atualmente temos uma página no Facebook para divulgação de trabalhos.

Como colaborar com a visibilidade de meu trabalho melhorando as citações dele?

A Revista auxilia na divulgação e disponibilização de seus artigos publicados em nossa página do facebook, indexadores, repositórios nacionais e internacionais, potencializando a visualização e a chance de mais citações. Mas você, como autor, também pode nos ajudar:

  1. Indique a leitura para seus orientandos, alunos, professores, amigos, familiares, colaboradores e possíveis interessados em geral;
  2. Divulgue ao máximo em suas redes sociais: cole um link para o artigo nas redes sociais na qual participa;
  3. Utilize o ID ORCID para garantir que você receba crédito total por seu trabalho, especialmente quando houver um ou mais pesquisadores com o mesmo nome.  
  4. Compartilhe o trabalho em Blogs ou sites pessoais, da Instituição, sociedade, grupo de pesquisa ou sites de projetos que você participa.

São pequenas ações que somadas contribuem para ampliação da leitura de seu artigo e na possível melhora da citação dele.